Nossa folga hoje é em Maragogi, uma cidade alagoana, com cerca de 30 mil habitantes, que fica entre Maceió e Recife. Seu nome vem de um rio local banhado pela Costa dos Corais, área de proteção ambiental brasileira e seu principal atrativo são as galés e suas praias.
As Galés de Maragogi, famoso conjunto de piscinas naturais a 6 km da costa, são a grande atração local. As formações podem ser visitadas durante a maré baixa – o que não ocorre todos os dias. Lá é possível encontrar variedades de peixes e corais, que encantam qualquer pessoa.
Peixes e corais são vistos no fundo das piscinas naturais (galés) em Maragogi. |
As praias de Maragogi são ideais para quem curte um mar incrível com águas calmas, perfeito para as crianças se divertirem também. Recomendamos conhecer as praias de Barra Grande, Ponta de Mangue e Peroba.
Lá você também encontra passeios de bugue e barco – bem acessíveis – e claro: uma culinária digna de rei. Maragogi é um destino encantador, ideal para quem não tem frescura e busca economizar e, com toda certeza, relaxar.
Quando ir à Maragogi?
Com certeza a melhor época é durante o verão, com céu aberto. Mas também tem que pensar que essa época a cidade é cheia de turistas, então, talvez seja melhor ir fora de temporadas, uma vez que em qualquer época do ano lá é bem quente, registrando temperaturas médias de 23 graus.
Praias com mar estilo Caribenho encantam os turistas. |
Tábua de marés
Para poder aproveitar ao máximo as galés e as areias, é preciso que esteja no período de marés baixas. Para verificar como estará a tábua de marés durante a sua viagem no site da Marinha ou Clima Tempo, escolha seu destino, o mês da viagem e o site mostrará uma tabela com todos os valores do mês, já que as marés mudam dia a dia. Os valores mais altos da tabela indicam a altura da maré no momento em que ela atinge o ápice da maré cheia. Os valores mais baixos indicam o ponto mais baixo da maré baixa, acompanhado pelo horário de seca. Na hora de escolher a semana de sua viagem, dê preferência aos dias em que a maré estará próxima ou igual a 0 (maré baixa). A maré baixa acontece na lua cheia e lua nova, portanto vá para Maragogi quando a lua estiver nesse estágio.
+ Veja também: Se encante com a paradisíaca Maceió
Onde ficar em Maragogi
As pousadas e os hotéis costumam ficar localizados próximos ao mar, ao longo dos 22km de litoral que tem a cidade. Uma das coisas mais gostosas de estar em Maragogi é poder contemplar suas praias logo ao acordar. Também é possível encontrar diversas pousadas e resorts.
O Salinas do Maragogi Resort é uma das hospedagens mais caras da região, mas é ideal para quem busca esportes e conforto.
O Gran Oca Maragogi Beach & Leisure Resort tem uma piscina com 400 metros, dividindo o resort ao meio.
Cortada pelo Rio Maragogi e próxima à vila, mas num trecho bem tranquilo de praia, a Pousada Camurim Grande tem confortáveis acomodações e uma piscina pra lá de agradável.
Para casais a Pousada do Alto que, como o nome sugere fica no alto de uma falésia com vista para a Praia de Japaratinga e da Praiagogi.
Mais afastada, na Praia de de Barreiras do Boqueirão, a Pousada Vila de Taipa tem espreguiçadeiras na beira da praia e uma pequena piscina com uma bela vista do mar.
Como chegar em Maragogi
De Maceió, são 130 quilômetros num trajeto simples, mas as rodovias mudam de sigla, o que pode atrapalhar um pouco. Siga pela AL-101 até a Barra de Santo Antônio, depois pela AL-413 até São Luís do Quitunde, AL-105 até Porto Calvo, AL-465 até Japaratinga e, finalmente, AL-101 até Maragogi.
De Recife, os 136 quilômetros são percorridos pelas rodovias BR-101, PE-060 e AL-101.
Partindo de ônibus da capital alagoana, são 2h05 de viagem (Real Alagoas, um horário diário à noite). De ônibus, a partir de Recife, a viagem dura 2h40 (Real Alagoas, uma saída diária à noite).
Outras informações
População: 31.748 habitantes;
DDD: 82;
Estado: Alagoas;
Distância de outras cidades: Tamandaré, 47 km, Porto de Galinhas, 87 km, Maceió, 130 km, Recife, 136 km