Inicialmente mostrando a palavra 'Hollywoodland', a ideia era que ele ficasse lá por um ano e meio, mas acabou se tornando um símbolo da cidade
Peça publicitária tinha mais letras e era maior que o letreiro atual. Foto: Divulgação |
Hollywood é um distrito da cidade
de Los Angeles, na Califórnia. A região possui grande importância na identidade cultural dos Estados Unidos e se tornou famosa mundialmente pela enorme concentração
de empresas do ramo cinematográfico e pela influência que exerce na cultura
global com as produções gravadas por lá.
Devido aos inúmeros filmes e
produções que saem de lá, vez ou outra vemos na tela o letreiro com o nome de
Hollywood no topo da Colina Monte Lee, com suas imponentes letras brancas que
se destacam na paisagem e já são conhecidas mundialmente, tornando o local há
muito tempo um atrativo turístico mais do que obrigatório.
Contudo, uma curiosidade que
pouca gente sabe é que o famoso letreiro, na verdade, não foi instalado lá com
a intenção de dar nome ou identidade ao distrito, mas sim para ficar ali
temporariamente. As letras gigantes, que medem agora
em média 14 metros de altura e mais de cem de comprimento — e que já foram maiores —, foram colocadas ali como parte de uma publicidade, igual aos
famosos ‘outdoors’ que vemos muito na beira das rodovias brasileiras.
Continua abaixo
A intenção dos publicitários era
deixar o letreiro lá por no máximo um ano e meio. Ele serviria para divulgar um
loteamento chamado “Hollywoodland” (veja na foto abaixo) e depois de servir
para esse fim, ele seria desmontado.
Instalado em 1923, o letreiro já
sofreu muito com a ação da natureza e de vândalos, sendo completamente destruído
no fim da década de 60, mas, como já era famoso na época, doações de famosos
reergueram a estrutura em 1978, que já foi desde então restaurada pelo menos
duas vezes, durando até hoje e sendo uma marca registrada de Los Angeles —
parada obrigatória para os turistas.
Doadores das letras do
letreiro de Hollywood
H – Terrence Donnelly, editor do Hollywood
Independent Newspaper
O – Giovanni Mazza, produtor
italiano de filmes
L – Les Kelley, criador da
empresa Kelley Blue Book
L – Gene Autry, cantor, ator e
empresário
Y – Hugh Hefner, fundador da
revista Playboy
W – Andy Williams, cantor
O – Warner Bros. Records
O – Alice Cooper, cantor que doou
em memória de Groucho Marx
D – Dennis Litke, doou em nome de
Mathew Williams
Cada letra da estrutura custou
US$ 28 mil dólares na época.
Letreiro agora é um ponto turístico mundialmente conhecido. Foto: Divulgação |
Tags: a noite, observatório griffith, sinal, calçada da fama, melhor visão, onde fica, sign, origem do nome, trilha.