Sealand já foi invadida, mas o invasor virou refém; o país também realiza atividades esportivas como arremesso de ovos. Veja fotos históricas
Sealand, no Mar do Norte, a 10km da costa da Inglaterra |
Em 1965, Roy Bates, um major do exército inglês, invadiu um antigo forte britânico no oceano e foi morar lá com sua família. Após o governo estender as fronteiras do que era considerado águas internacionais, Bates precisou encontrar outro local para chamar de seu; foi então que ele encontrou as Rough Towers, um outro forte em águas até hoje internacionais, localizado a 10 km da costa do Reino Unido.
Continua abaixo
Príncipe Roy e Princesa Joan, a Família Real de Sealand |
Já em 1967, Roy Bates se auto declarou príncipe do local, dando o nome do forte de Principado de Sealand. Com seus 4.000m², é o menor país do mundo. Por lá ele criou uma moeda própria, uma constituição, além de bandeira, brasão e armas.
Brasão Oficial de Sealand |
Curiosidades sobre o país
Tentativa de invasão
Em 1978, um empresário alemão, Alexander Achenbach, se autoproclamou Primeiro Ministro de Sealand enquanto Roy Bates não estava presente. O invasor usou “soldados” alemães e holandeses, chegando com helicópteros, barcos e jet skis. Alexander fez o filho de Roy Bates, Michael Bates, como refém. Contudo, Michael tinha armas escondidas por todo o país (literalmente) e reverteu a situação, fazendo o invasor virar o refém da vez. O empresário foi condenado por traição contra Sealand (ele possuía passaporte do país) e só seria liberto mediante pagamento de 75 mil Marcos Alemães, aproximadamente 23 mil libras esterlinas na época. A confusão levou a Alemanha Ocidental a enviar um diplomata para a embaixada de Londres - lá foram informados que os ingleses não poderiam fazer nada. Após o diplomata comparecer ao menor país do mundo e negociar diretamente com Bates, o alemão invasor foi liberto.
Arremesso de ovos
O país participa de diversas competições esportivas, apesar do seu número baixo de atletas (e de população). Entre algumas atividades realizadas por lá, é possível encontrar o futebol (veja abaixo), curling, minigolfe e arremesso de ovos.
Downloads ilegais
Em 2007, o famoso site de downloads de torrents, The Pirate Bay, tentou comprar a ilha depois de sofrer duras sanções na Suécia. O local tem poucas regulamentações acerca do uso da Internet e, por isso, foi usado por alguns como uma espécie de paraíso fiscal de dados, através da empresa HavenCo.
+Veja também: 10 hotéis diferentões ao redor do mundo
Infelizmente em 2012 o Príncipe Roy Bates veio a falecer por complicações causadas pelo Alzheimer. Já o seu filho, o príncipe Michael, ainda administra o país à distância, pois ele mora atualmente na Inglaterra. E se você tem interesse em ter o seu próprio país, Sealand está à venda.
Veja mais fotos e imagens do país
Bandeira Oficial de Sealand |
Moeda, Selo e Passaporte de Sealand |
Campo de futebol em Sealand |
General Britânico Roy Bates, antes de se tornar príncipe de Sealand
Príncipe Roy (1921-2012) |
Príncipe Roy, Príncipe Michael, Princesa Lorraine e sua filha |
Time de futebol de Sealand |