Geógrafos e alpinistas de dois países mediram o pico mais alto do mundo e corrigiram os dados anteriores com maior precisão
Monte Everest. Foto: Wikipédia/Divulgação |
Os governos da China e do Nepal anunciaram nesta terça-feira (8) que o Monte Everest é um pouco mais alto do que se pensava anteriormente. Os dois países divergiam há mais de 10 anos sobre a real altura do pico mais alto do mundo e agora chegaram a um consenso.
Continua abaixo
Depois de duas missões independentes, uma de cada lado da fronteira, a distância da base ao pico do Everest foi revista com maior precisão e confirmada por ambos os países: são 8.848,86 metros de altura. O número é quase um metro maior do que apontavam as estimativas anteriores.
A nova altura da montanha foi confirmada pelos ministros de Relações Internacionais da China e do Nepal, Wang Yi e Pradeep Gyawali, em uma cerimônia conjunta transmitida virtualmente por conta da pandemia do novo coronavírus.
Tags: Em que país fica o monte Everest, quantas pessoas já morreram, o que vive no topo, quais brasileiros, onde fica, altura, corpos, temperatura, curiosidades, turismo