Problema é recorrente quando o mar está agitado, em Matinhos (PR); Alargamento da praia já está na fase inicial
Extensão da praia de Matinhos (PR) deve ganhar até cem metros de largura. Foto: SOEMGA/ Divulgação |
Após o sucesso das obras de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú, em Santa Cataria, teve início na última segunda-feira (14) os trabalhos de engorda da praia de Matinhos, no litoral do Paraná, que será feita pela mesma empresa que atuou no litoral catarinense.
O alargamento aumentará entre 70 e 100 metros a largura da faixa de areia da praia do município e deverá acabar com o problema causado pela ressaca do mar, como aconteceu ontem (14) quando as ondas 'invadiram' a calçada, e a água do mar foi parar dentro nas ruas da cidade.
Forte ressaca do mar atingiu Matinhos na última quinta-feira (14). Foto: Reprodução/ redes sociais |
O problema ocorre há muito tempo na cidade, principalmente em épocas onde o mar está mais agitado, como nesta época do ano, onde há mudanças drásticas de temperatura durante a passagem de estações.
As obras em Matinhos serão feitas pela empresa belga Jan De Nul, integrante do Consórcio Sambaqui, a mesma que fez as obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú, e serão fiscalizadas pelo Instituto Água e Terra (IAT).
+Veja mais sobre Matinhos:
Além da engorda da praia, serão criados, em uma segunda etapa, espaços de lazer, além da revitalização das orlas, a fim de evitar alagamentos em dias chuvosos, outro problema frequente no município.
Obras de alargamento da praia de Balneário Camboriú (SC). Foto: IAT/ Divulgação |
Assim como foi feito no litoral de Santa Catarina, serão instalados tubos que farão a dragagem da areia de uma jazida que está a aproximadamente três quilômetros da costa, alargando a faixa de areia entre os balneários Flórida e Caiobá. A previsão é que as obras de engorda da praia estejam prontas até novembro deste ano, antes da próxima temporada. O custo total, considerando a engorda e as obras de revitalizações, custarão R$ 124,5 milhões, que serão custeados pelo governo do Paraná. Veja abaixo como vai ficar a praia de Matinhos após o término das obras.