Números são de levantamento de Embratur
Turismo no Brasil. Imagem: Foca na Folga/ Ilustração |
O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros de janeiro a maio deste ano, aponta levantamento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os dados são do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal. O número de viajantes é o maior desde 2020, quando teve início a pandemia da covid-19. Naquele ano, 1,8 milhão de pessoas entraram no país com visto de turista.
Foram registrados 962 mil desembarques até abril, o que já
representava um aumento de 60% em relação a todo o ano de 2021. No ano passado,
596,7 mil estrangeiros estiveram no país. Para a Embratur, a entrada de
1.092.579 pessoas “comprova a retomada do setor após dois anos de restrições”.
O órgão destacou também que ao menos cinco campanhas publicitárias foram
programadas para veiculação este ano.
O levantamento indica que também houve crescimento da malha
aérea internacional do Brasil em maio, um volume que representa 74,36% da
capacidade que havia em 2019, segundo dados da Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac). Foram 3.547 voos mensais, um aumento de 312,89% em relação ao
mesmo mês de 2021.
+Veja também: 10
dicas úteis para quem vai viajar sozinho
Os números da Anac e das empresas aéreas mostram que, de
janeiro a maio, foram criados ou retomados 84 voos internacionais, além de 36
frequências adicionais que entraram em operação. A estimativa do setor é que
até fevereiro de 2023 haja um acréscimo de 122 voos, com origem de 17 países
diferentes, além de outras 48 frequências a mais.
Promoção
Duas peças publicitárias foram veiculadas nos Estados
Unidos. Uma delas foi a campanha Brazil is visa-free, come visit!, de novembro
de 2021 a janeiro de 2022. Em junho, a propaganda destacou a experiência no
país com a peça Visit Brasil. A WOW
Experience. Na América do Sul, a temática foi ¡Uno, dos, tres, Brasil!, de
dezembro de 2021 a janeiro de 2022.
Outras ações estão previstas para Europa e América Latina no
segundo semestre, segundo a Embratur.
O órgão apontou ainda que, em parceria com o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está promovendo
ações para divulgação do Brasil no exterior, como press trips com jornalistas
estrangeiros, participação em feiras internacionais, organização de roadshows e
famtours com operadores, agentes e associações do setor.
Por Agência Brasil.
👉 Acompanhe o Foca na Folga no Facebook