Vídeos impressionantes mostram o estrago e o desespero de moradores atingidos pelos fortes ventos no Rio Grande do Sul
A chegada de um ciclone extratropical fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretar "alerta vermelho" no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina por causa do perigo provocado pelas tempestades intensa e pelo vendaval. Os fortes ventos podem atingir também o estado do Paraná.
Na tarde de hoje (12), em algumas cidades do Rio Grande do Sul, moradores já registraram o estrago causado pelos fortes ventos; assista aos vídeos abaixo.
No vídeo abaixo, uma proprietária rural em Nova Candelária chora após sua residência ser destruída pelo vendaval de hoje à tarde.
TEMPO | Video emotivo gravado por proprietária rural em Nova Candelária após sua propriedade familiar ser destruída pelo vendaval da tarde. A nossa solidariedade às vítimas do temporal. pic.twitter.com/pc8B5S7e0S
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 12, 2023
Em Humaitá, no Noroeste gaúcho, a destruição impressiona. De acordo com a MetSul Metereologia, há indícios da passagem de um tornado pela região.
TEMPO | Vídeo de Humaitá, no Noroeste gaúcho, impressiona. Há múltiplos sinais apontado para a passagem de grande tornado pela área. https://t.co/7kE2CPPb40
— MetSul Meteorologia (@metsul) July 13, 2023
Vendaval causa destruição no município de Nova Candelária, no Noroeste do Rio Grande do Sul. Foto: Fabiane Hammes |
O que é um ciclone extratropical?
Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.
Ao todo, existem três tipos de ciclones. Os extratropicais, por sua vez, são aqueles associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).