Por que visitar Fernando de Noronha?

Lenon Diego Gauron
Por -
Com belas paisagens e praias paradisíacas, a ilha conta com uma excelente infraestrutura para receber os visitantes além de diversas opções de lazer

Arquipélago de Fernando de Noronha. Foto: Empresa de Turismo de Pernambuco/ Divulgação

O Arquipélago de Fernando de Noronha é um dos paraísos que fazem parte do estado de Pernambuco, sendo um dos importantes cartões-postais do Brasil. Um local encantador, que desperta o interesse de turistas do mundo todo em conhecê-lo, e bastante buscado por famosos e celebridades, esse destino é um dos atrativos certos para quem deseja viajar e curtir a temporada de verão. Com belas paisagens e praias paradisíacas, a ilha conta com uma excelente infraestrutura e rede hoteleira robusta para receber os visitantes, restaurantes de qualidade, diversas opções de lazer que envolvem o ecoturismo e turismo de aventura.
 
Muitas pessoas possuem o sonho de conhecer a ilha que é um verdadeiro paraíso da natureza, e não é para menos: com cenários de tirar o fôlego formados por belas paisagens e praias incríveis, é um local bastante convidativo para quem quer relaxar, aproveitar os dias de sol e tomar um bom banho de mar nas águas morninhas e cristalinas em tons de verde e azul. Boas opções de lazer não faltam nesse destino, os visitantes podem praticar mergulhos e ver de perto os peixinhos e tartarugas, participar de passeios de barcos e canoa e ter a oportunidade de observar os golfinhos. Já os passeios de buggy proporciona aos turistas que eles conheçam melhor as belezas terrestres e sintam o clima agradável que o contato com a natureza proporciona.

 
Formações rochosas e vulcânicas, além das inúmeras praias, são algumas das características mais marcantes do Arquipélago. Dividido entre Mar de Dentro e Mar de Fora, as suas praias tem perfis distintos, no entanto, a beleza e potencialidade delas são pontos em comum. No Mar de Dentro, no lado norte, estão as praias de Porto, Cachorro, Meio, Conceição, Boldró, Americano, Bode, Quixabinha, Cacimba do Padre, Baía dos Golfinhos, Baía dos Porcos, e o Sancho, Esta última foi eleita a melhor do mundo, de acordo com a premiação Traveler's Choice Best of the Best de 2023, do site de viagens Tripadvisor. No mar de Fora, lado sul, estão as praias mais selvagens como a do Sueste, Atalaia, Caieira e Leão.
 
Visitar esse paraíso do Nordeste do país é uma experiência única e inesquecível, que merece estar nos roteiros de viagem, principalmente, durante o período da Alta temporada. Além do contato com a natureza, Fernando de Noronha é um belo exemplo a ser seguido quando se fala de preservação ambiental. Por possuir uma rica biodiversidade terrestre e marinha é protegido por Unidades de Conservação: a Área de Proteção Ambiental (APA) de Fernando de Noronha e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha. Em 2001, foi reconhecido e tombado como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade pela UNESCO devido a sua relevância histórica, diversidade ambiental e pelos trabalhos desenvolvidos a favor da sua conservação.
 
Por ser um arquipélago, só é possível chegar no local de avião. Tanto a cidade do Recife, capital de Pernambuco, quanto a cidade de Natal e Fortaleza possuem voos diretos para a ilha.

Texto: Empetur

Tags: