Imagem: Ilustração/ Foca na Folga |
Uma das cartilhas de “como atender bem” disponíveis no Portal do
MTur desmistifica aquelas velhas crenças de que a pessoa idosa não tem ânimo
para viajar, gosta de ficar em casa e quando vai viaja, prefere sempre estar em
grupos e excursões! Ao contrário do que muitos pensam, a idade não é um
impeditivo para uma vida socialmente ativa. Leia a publicação na íntegra aqui e
se prepare para atender da melhor forma esse público.
De acordo com o Guia, algumas recomendações precisam
ser levadas em conta para incluir os idosos no turismo. São elas:
- Identificar as necessidades específicas de cada pessoa idosa.
- Buscar ferramentas para tratar as pessoas idosas com dignidade e respeito.
- Sentir-se seguro com as pessoas idosas, escutá-las e aprender com elas.
- Fazer com que elas tenham prazer em viajar, participem das atividades de
recreação, sintam-se confortáveis e à vontade em todos os momentos, o que
aumentará sua sensação de bem-estar físico.
- Tratá-las com consideração, respeito, compreensão e amabilidade para que se
sintam acolhidas, animadas e alegres.
- Proporcionar entretenimento e oportunidades de novas amizades
No que se refere a empreendimentos e atrativos
turísticos, é sempre importante lembrar sobre itens de segurança importantes
para todos, mas especialmente para essa população, que algumas vezes pode
apresentar mobilidade reduzida. Disponibilizar corrimãos nas escadas e
declives, evitar degraus muito altos, adequar pisos para serem antiderrapantes,
em caso de pacotes turísticos, dar preferência a atrativos e equipamentos
adaptados às normas e padrões de acessibilidade, são algumas das dicas
disponíveis.
Unidades
Habitacionais (UHs)
A
Lei Brasileira da Inclusão prevê que no mínimo 10% das unidades habitacionais
de cada meio de hospedagem seja acessível, sendo obrigatória a existência de
pelo menos uma unidade por estabelecimento. Os meios de hospedagem têm o final
deste ano para adequarem suas UHs, conforme o Decreto n 11.303, de 22 de
dezembro de 2022.
O mobiliário das UHs deve ser disposto de maneira a
não obstruir o espaço livre de circulação para o acesso ao sanitário, camas e
armários, bem como ter dimensões em condições de alcance manual e visual do
cliente.
Meios
de transporte
A
Legislação Brasileira assegura, em terminais, estações, e pontos de parada e
veículos, espaços para atendimento, assentos preferenciais e meios de acesso
devidamente sinalizados. Exemplos de acessibilidade nos transportes podem ser
observados quando há o nivelamento do piso do ônibus com a calçada, além da
previsão de assentos especiais dentro do veículo.
O Estatuto da Pessoa Idosa assegura o direito do
acesso de pessoas idosas à gratuidade ou ao desconto de, no mínimo, 50% no
valor das passagens interestaduais – ônibus, trens ou barcos. Desta forma, é
importante que as empresas observem e estimulem esse público a usufruírem
dessas possibilidades.
Outros
espaços
Além das unidades habitacionais, as áreas de lazer, salas de ginástica, piscinas, saunas, auditórios, salas de jogos e salas de convenções devem ser acessíveis. No caso da piscina, recomenda-se que o piso do entorno não seja escorregadio e o acesso à água seja feito por meio de degraus, rampas submersas ou equipamentos de transferência. Também é recomendável a instalação de barras de apoio nas bordas internas das piscinas.